terça-feira, 20 de março de 2012

Associação de Costura Moda & Flor 2012

Pessoal, o ano já começou com boas notícias para as costureiras participantes da Associação Moda & Flor de Catalão, um dos projetos no qual presto serviços por meio do SEBRAE-GO. A partir deste ano de 2012, o SEBRAE desenvolve novo projeto em parceria com o ICC - Instituto Camargo Correa direcionando suas ações ao atendimento das profissionais de costura participantes da Associação Moda & Flor de Catalão. O projeto visa fortalecer a cadeia produtiva da moda, quando das melhorias na prestação de serviços técnicos de costura (facção) à indústria de confecção local que é reconhecida como principal pólo de moda íntima no Estado de Goiás e ainda a prestação de serviços para outros pólos de moda em todo o estado e demais regiões brasileiras. 

É fato que além da contribuição com o setor, o projeto contribui ainda com o crescimento contínuo do indivíduo gerando-lhe aprendizado, capacitação, qualificação, geração de renda e empreendedorismo. Um dos focos principais deste projeto é também a transformação da associação em Cooperativa de Costura Moda & Flor de Catalão


Histórico do Projeto

Engana-se quem pensa que a Associação Moda & Flor nasceu de uma hora pra outra. Este novo projeto foi firmado em decorrência do sucesso na apresentação de resultados do Projeto Tempo de Empreender Goiás, desenvolvido pelo SEBRAE-GO em parceria com o SEBRAE NACIONAL e ICC - Instituto Camargo Correa nos anos de 2008 a 2010 com foco a atender as demandas existentes da indústria de confecção local. No decorrer destes anos, várias ações foram desenvolvidas (cursos, consultorias, missões técnicas...), sendo uma delas a criação da Associação de Costura Moda & Flor.

Thais Gusmão
Uma das percepções na época do gestor do projeto, Victor Antônio, juntamente com sua equipe, foi a importância de se investir no aprendizado e qualificação da mão de obra técnica do setor, devido a grande carência que este vive atualmente na prestação dos serviços de costura. Assim, ao final do ano de 2010, na Semana de Capacitação em Negócios de Moda de Catalão nascia oficialmente Associação de Costura Moda & Flor de Catalão, contando ainda com a presença da famosa estilista de moda íntima Thais Gusmão.


Projeto Tecendo a Moda em Flor

Nos próximos anos de 2012 e 2013, o SEBRAE-GOSEBRAE NACIONAL eICC - Instituto Camargo Correa desenvolverá novo projeto com foco na transformação da Associação de Costura em Cooperativa de Costura Moda & Flor, promovendo ações de capacitação em gestão, marketing, comercialização, participação de feiras, qualificação em mão de obra específica de costura, corte e enfesto, modelagem, entre outros. 

As "meninas da costura" estão animadíssimas com as notícias e com a oportunidade de mostrarem o seu trabalho e sua importância no setor. Atualmente a capacidade produtiva da associação está em média de 6000 peças mês, e possuem 60 associadas para a prestação de serviços de facção em modinha, íntima e plano. Vale lembrar, que logo após a criação da Associação de Costura, foi desenvolvida parceria com a Prefeitura de Catalão que firmou o compromisso de honrar a locação do espaço onde hoje funciona a associação até o final do ano de 2012. 


Nova gestão

Para este novo projeto, foi convidado a assumir a gestão, a técnica do Sebrae-GO (Regional Sudeste) Adriana Felipe que segue animada com o novo desafio e contaminada com a euforia das "meninas da costura". As agendas já estão em desenvolvimento e para este mês deMARÇO já teremos atividades para a efetivação legal da cooperativa. Acompanhe:


Programação de Ações para o mês de Março 2012

19.03.11 - 2a Feira
Palestra: Despertando o Associativismo
Palestrante: Consultor Octacílio Pacheco
Local: SEBRAE / ACIC CDL - Associação Com. e Ind. de Catalão
Endereço: Av. Raulina Fonseca Pascoal, nº 2.273 - Centro 
Informações: (64) 3441.2512

20.03.11 - 3a Feira
Consultoria de elaboração do estatuto da cooperativa
Consultor: Octacílio Pacheco
Local: SEBRAE / ACIC CDL - Associação Com. e Ind. de Catalão
Endereço: Av. Raulina Fonseca Pascoal, nº 2.273 - Centro 
Informações: (64) 3441.2512

E aí, gostou da notícia? Tá precisando de costureira? Entre em contato com "as meninas da costura" da Associação Moda & Flor de Catalão.


Contatos:

Sebrae Goiás - Regional Sudeste (Catalão-GO) - (64) 3441.2512 
Gestora do Projeto: Adriana Felipe
E-mail: adriana.felipe@sebraego.com.br

Associação Moda & Flor de Catalão - (64) 3441.7594 - 8127.9403
Presidente da Associação: Lurdes Silvéria 
E-mail: lurdinha_silverio@hotmail.com
Blog: www.modaeflor.blogspot.com



___________________________________________________
Redigido e publicado por Leandro Pires, em 20.03.12, às 05h45

Nenhum comentário:

Postar um comentário