domingo, 13 de março de 2011

H. Stern - Uma empresa que é "uma jóia"

Uma das lojas H. Stern
Falemos agora sobre jóias. Ou melhor - empreendedorismo voltado ao setor de gemas e jóias. Como dizia uma mocinha de uma destas novelas que passava em algum passado próximo: "inshalá... eu quero é muito ouro"

Pois bem - por mais que você não se importe com pedras preciosas e jóias com belo design, temos que considerar: elas embelezam mulheres e homens, simbolizam poder e status e tem grande participação na economia mundial. Ouro, prata, bronze e pedras preciosas sempre foram tão reverenciados na história da humanidade que até mesmo em textos bíblicos é citado várias passagens enfatizando a importância dos metais e das pedrinhas. Para alguns religiosos (não vou entrar em detalhes de crenças religiosas), conforme interpretação bíblica pessoal e entendimento de alguns teólogos, acreditam até mesmo que o conhecido anjo de luz chamado Lúcifer era todo belo e repleto de pedras preciosas quando de sua criação. Tá chocado com a notícia? então veja comigo o texto que subsidia esta crença: "...de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos. no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci...". Tem também aqueles que acreditam na "Nova Jerusalém": uma cidade celestial preparada para os salvos que é toda construída em ouro, jaspe, esmeralda, sardônio, crisólito, berilo, topázio... e com portas de pérolas. Ou seja, os metais e pedras preciosas sempre fizeram e fazem parte da nossa vida. E para  muitos  pode ser que continue fazendo após esta vida. 

Angelina Jolie usando H. Stern
Mas religiões e crenças à parte (cada um tem a sua e não é da minha conta), o que quero é que pensemos juntos sobre todo o comportamento gerado em torno das jóias e os movimentos que estas geraram no decorrer da existência humana, algo que foi muito bem percebido por Hans Stern - ou seja, o fundador da grife brasileira e mundialmente conhecida H. Stern.

"Diz a lenda" que Hans Stern chegou ao Brasil com 17 anos em 1939 e ao trabalhar como datilógrafo em uma firma que lapidava e importava pedras e minerais percebeu uma ótima oportunidade de negócios. Foi quando começou a viajar por todo o país conhecendo garimpeiros e tudo mais. Nascia então em 1945 a primeira loja da H. Stern na cidade do Rio de Janeiro. Hoje, com mais de 50 anos de mercado, a H. Stern é conhecida mundialmente e participa do hanking das 05 maiores joalherias do mundo. Está presente em 32 países e possui o total de 160 lojas próprias, sendo 85 destas no Brasil e 65 no exterior, e ainda conta com representantes internacionais.

Homenagem a Ogum e Oxóssi
Como uma das ações de inovação, suas coleções são inspiradas em fatores diversos ligados à moda, cultura e arte, como é o caso da coleção inspirada no Grupo de Dança Corpo e a parceria estabelecida com o Grupo Fasano de Hotéis, e ainda um trabalho que "homenageia" os Orixás

Com tanta história de sucesso e poder, nada mais justo que a H. Stern possuir um museu que conta toda sua história de vida apresentando uma coleção de turmalinas lapidadas com mais de 1000 pedras - todas de cores diferentes. Este se encontra no bairro de Ipanema no Rio de Janeiro. Estando na cidade você não pode deixar de fazer uma visitinha no local.

Gostou desta matéria? Você pode saber ficar por dentro dos detalhes clicando AQUI e assistindo a matéria televisionada no Programa Mundo S/A da Globo News. Tenho certeza que vai achar o vídeo "um brinco".


Leandro Pires


______________________________________________________________________________________
Fontes: Pesquisas virtuais diversas; Programa Mundo S/A; Bíblia de Estudo de Genebra - livro de Ezequiel - Capt. 28: 13 e 14; Livro de Apocalipse - Capt. 21:15 a 21
Fotos: Loja H. Stern; Angelina Jolie usando H. Stern; Coleção Orixás da H. Stern - imagens públicas Google Images
Publicado em 13.03.11, às 23h34, por Leandro Pires