quinta-feira, 17 de maio de 2012

Costureiras catalanas no Rio de Janeiro

SEBRAE-GO em parceria com oICC - Instituto Camargo Correa promoverá neste mês de junho uma ação inédita, onde levará as costureiras participantes daCOOPERMODA a cidade do Rio de Janeiro para visitarem o Fashion RioRio à Porter, Cooparoca, Senai Cetiqt e Pólo de Confecção de Petrópolis-RJ.

Ao total, serão 29 participantes que por meio desta visita perceberão a importância de seu papel em todo o processo da cadeia produtiva da moda. Assim, na primeira visita levaremos (serei o guia da missão acompanhando a Gestora do Projeto Adriana Felipe) o grupo a conhecerem a COPAROCA, que se trata de uma Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha, que capacita, coordena e gerencia o trabalho de mulheres moradoras daFavela da Rocinha, as quais produzem peças artesanais focadas no mercado da Moda e do Design. Lá seremos recebidos por Maria Teresa Leal que é co-fundadora da cooperativa, responsável pela coordenação executiva dos setores de produção e gestão da instituição. 

A proposta de visitarmos o Fashion Rio, é o de vislumbrarmos o quão importante é o papel do profissional de costura na cadeia produtiva da moda. Sem estes, com toda certeza a moda não seria a mesma, e grandes eventos do setor dificilmente aconteceriam, devido a baixa capacidade produtiva das indústrias de confecção. Ou seja, apesar de não parecer, o profissional de costura faz parte de todo o glamour da moda. A visita ao Rio-à-Portertambém os levará à consciência do impacto econômico gerado em todo o país por meio da indústria de confecção e moda brasileira.

Ainda, visitaremos o pólo de confecção de Petrópolis-RJ onde possui uma grande rua considerada o maior shopping a céu aberto da América Latina. Que tal? Legal né? Por fim, visitaremos o SENAI CETIQT que é considerado o principal Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do país. Lá visitaremos setores como observatório de comportamento e consumo, instituto de design, plantas de fiação, tecelagem, malharia, inovação e tecnologia.

Na volta, comentamos o sucesso de nossa viagem!!!


Redigido e publicado em 17.05.12, às 16h35, por Leandro Pires