segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Família Dumont reproduz Cândido Portinari por meio dos bordados
Bordado Matizes Dumont
Lembra-se de Cândido Portinari? Famoso artista plástico (pintor) brasileiro. Ok! E você já ouviu falar da Família Dumont? Pois bem... a Família Dumont também conhecidos como Matizes Dumont, é formada por seis artistas de uma mesma família do interior de Minas Gerais sendo a mãe e seus cinco filhos. (Agora a família cresceu e já possui novos integrantes)

Desde criança todos bordam e este trabalho de tão particular e belo que é ficou reconhecido em todo o país seguido de fama  internacional. Por meio dos bordados, começaram a ilustrar livros para todas as idades de autores renomados como Ziraldo, Jorge Amado, Manoel de Barros, Tetê Catalão e outros.

Bordado Matizes Dumont
Portinari também ficou muito conhecido ao ser convidado pelo governo brasileiro pra pintar dois painéis que seriam presenteados à sede da Organização das Nações Unidads - ONU em Nova York em 1956. O título da obra é Guerra e Paz, e graças aos esforços de seu filho João Cândido Portinari os painéis voltam ao Brasil para uma exposição itinerante que em Abril prevê passar por Brasília e após retornar à Nova York - quando a sede da ONU termina sua reforma. (Porém a previsão de reforma do prédio da ONU é de três anos e assim temos tempo para visitar a exposição)

Pois sim: por conta desta homenagem ao artista João convidou vários ilustres para que expressando suas artes fizessem parte destas manifestações. Assim,  a família Dumont ficou encarregada dos bordados baseados nos estudos realizados para a obra, e o cantor Milton Nascimento foi convidado a compor uma música para o pintor. Também o coreógrafo norte-americano David Parsons preparou uma coreografia onde o próprio artista dança com uma personagem do painel, e uma escultura também foi encomendada a Sérgio Campos que interpreta em bronze as duas pinturas.

Telas de Cândido Portinari bordadas em exposição no RJ
Os Dumont dividiram o trabalho em 16 bordados e suas referências foram baseadas nos 150 estudos elaborados pelo pintor para o desenvolvimento das pinturas da ONU. Os desenhos de Portinari foram passados para tecidos e tapeçarias confeccionados em Minas Gerais e as irmãs bordaram as cenas com fios brasileiros e estrangeiros. Nem ainda terminaram os trabalhos e já foram vendidos a um colecionador aficcionado por tudo que se refere ao pintor. Agora a família busca patrocínio para exporem os trabalhos ao lado dos painéis originais.



_______________________________________________________
Fonte: Correio Braziliense, 14.02.11, por Nahima Maciel
Publicado em 14.02.11, às 22h27 por Leandro Pires
Rápidas e Curtas - porém informativas


O Castros Park Hotel (considerado o único 5 estrelas de Goiânia) pode ser considerado um Hotel cor-de-rosa, ou seja, que possui serviços exclusivos para mulheres. O hotel reservou um andar inteiro para as hóspedes, sendo inclusive os serviços oferecidos  somente por profissionais do sexo feminino e assim garantindo a privacidade da hóspede. No quarto pode-se encontrar kit de beleza com pantufas, lâminas de depilação e absorventes. 

Fonte: Revista GOL, edição Dezembro 10, pág. 44, por Kelly Cristina Spinelli


RUSS é a nova loja da estilista Juliana Arantes em parceria com o artista plástico Fábio Rossomano, na Galeria Ouro Fino (mesma galeria que a estilista Thaís Gusmão possui uma loja) nos Jardins. A marca oferece  peças de decoração, acessórios e vestuário. Estampas diferenciadas que segundo declaração do designer "minhas estampas exploram as cores vibrantes numa época em que a cor cinza é predominante no cotidiano das pessoas".



Adolfo Dominguez. Presente em 27 países, o estilista preferido da princesa Letízia Ortiz, da Espanha, inaugurou no fim de novembro sua primeira loja no Brasil, no Shopping Vila Lobos. Traz quatro coleções com a sua marca registrada, discrição e feminilidade em peças para diferentes ocasiões: Classic-Chic, tradicional e sofisticada; Poètique, delicada e romântica; Essential, com peças práticas e básicas; e Tendance, mais fashion e ousada.

Fonte: Revista 29 horas, edição Janeiro 11, pág 81



Imagem pública
Vending Machine. Isso mesmo... a primeira vending machine de óculos escuros foi lançada pela Chilli Beans no Terminal D do Aeroporto Internacional de Cumbica para atender os esquecidinhos de plantão que não trouxeram consigo seus óculos escuros. Uma máquina carregada com 40 modelos, ao preço médio de R$ 138 cada. 






Imagem pública
O Maralena, eleito o sapato mais sexy de 2010 no concurso promovido pela rede americana SAKS, chegou na loja brasileira Christian Loubotion, um dos maiores designers de sapatos do mercado de luxo e o preferido das celebridades de Hollywood. O modelo foi inspirado no fundo do mar e é repleto de strass Swarovski. A loja do designer francês está localizada  no Shopping Iguatemi - São Paulo e só vieram seis pares. Preço? R$ 8,3 mil o par. Alguém se candidata?


Adevânia Silveira
AMÉLIE POULAIN.  Este final de semana a designer de moda e jornalista goiana Adevânia Silveira fotografou sua coleção Amélie Poulain vai a Campinas - Parte 2 - A Missão. A coleção foi uma homeganem aos 100 anos da nossa "campininha". Vocês podem conferir mais informações clicando AQUI para visitar o blog da designer.




O costureiro e estilista de noivas e moda festa Urbano Jr. não sai mais de casa. Se alguém lhe pergunta o motivo, a resposta está na ponta da língua: "estou preparando novos vestidos com material que já tinha em casa em decorrência de outras peças. Minha intenção é desenvolver novos produtos por meio do aproveitamento de aparas que ficaram da minha produção". Vamos aguardar né? Sua promessa é de que os vestidos serão cobiçados, porém peças únicas. 




____________________________________________
Publicado em 14.02.11, às 15h59, por Leandro Pires
Romero Britto - Um exemplo de brasileiro

Gente, comentei com vocês sobre o Paraná Business Collection que se inicia esta semana (14 a 19) em Curitiba-PR. E uma das personalidades convidadas este ano para participar do evento e palestrar no Seminário Felicidade é o artista plástico brasileiro Romero Britto.

Confesso que quando vi a lista dos convidados, fiquei muito satisfeito ao ver que Romero seria uma dos participantes. Satisfeito pela valorização da arte, pelo reconhecimento ao artista brasileiro (e  pernambucano), satisfeito pela oportunidade de mostrar seu trabalho  àqueles que ainda não o conhece, apesar de o mesmo fazer sucesso no exterior e ser uma das figuras mais ilustres nos Estados Unidos.


Mas quem é Romero Britto?

Romero Britto e sua escultura em formato de maçã
Romero é brasileiro, pernambucano (nascido em Recife em 1963) e admirado pela comunidade internacional. 

Tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo, fazendo ainda parte das mais expressivas coleções como as de: Ellen Guggenheim, senador Ted Kennedy, governador Arnold Schwarzenegger, o ator David Caruso, Pelé, o tenista André Agassi, Marta Stewart, a família Safra e a família Marinho
Melissa by Romero Britto

Em 2005 foi nomeado embaixador das artes do Estado da Flórida e logo após convidado a participar de uma pequena lista de artistas internacionais para a Bienal de Florença. Tem obras no Museu da Criança no Cairo - Egio, Museu do Louvre em Paris e também criou uma coleção de selos postais para a ONU. Já fez trabalhos para várias marcas nacionais e mudialmente conhecidas como: OMO, Absolut, Disney, Movado, Pepsi, Evian, Microsoft, XBox, Audi e Melissa. Atualmente possui duas galerias: uma localizada em Miami Beach e outra na badalada e chiquérrima Oscar Freire em São Paulo - uma galeria projetada pelo famoso arquiteto João Armentano.


Maleta by Romero Britto
E aí, é ou não é um convidado de peso para o Paraná Business Collection? 


Quer saber mais sobre o artista? CLIQUE AQUI e visite sua página oficial.






___________________________________________
Publicado em 14.02.11, às 14h51 por Leandro Pires

Eventos da Semana - 13 a 19.02.11

Olá pessoal. Quero iniciar a semana desejando a todos vocês ótima 2a feira. Sei que pra muitos, 2a feira é o dia mundial da preguiça, do desânimo e do pé-esquerdo. Mas que bom saber que este conceito tem mudado e vamos acreditar que 2a feira é sempre uma nova oportunidade de fazer diferente, fazer melhor, promover mudanças e por fim sermos mais felizes. Vamos tentar?

Então, se joga! Porque a semana está movimentada e temos belos eventos para participarmos ou pelo ao menos "curiarmos" um pouquinho e assim sabermos de mais sobre o que acontece em torno do glogo. Segue pra vocês a programação da semana com informações resumidas, e se preferirem poderão explorar mais informações visitando a ágina dos eventos. 

Beijos para vocês e... boa semana.
Leandro Pires


13 a 15 de Fevereiro de 11 - Pure - 1a edição
www.purewomanswear.co.uk
O evento acontece na Inglaterra - Londres e trata-se de feira voltada ao setor de confecção, contemplando também tendências de moda e desfiles.

14 a 16 de Fevereiro de 11 - Project Global Trade - 1a edição


14 a 19 de Fevereiro de 11 - Paraná Business Collection
www.paranabusinesscollection.com.br
 
O evento acontece em Curitiba-PR e este ano conta com a presença do famoso estilista Ronaldo Fraga e do super bem sudecido artista plástico brasileiro Romero Britto que participarão do Seminário Felicidade. Sem comentários sobre os dois convidados né? E ainda sala de desfiles, showw room de negócios, sala de exposições e lounges de patrocinadores. Visitem o site e se estiverem na cidade prestigie o evento. 

16 a 19 de Fevereiro de 11 - Swinshow Miami - Verão 12
www.swinshow.com
O evento é uma super bacana e a 28 anos é organizado pela Swinwear Association of Florida com sucesso garantido. Este acontece duas vezes ao ano sendo sua maior edição em Julho com mais de 2000  compradores representando média de 1000 lojas nos Estados Unidos e ainda 50 outras países. O evento é voltado para moda praia. Vale a pena dar uma olhadinha. 


16 de Fevereiro de 11 - Lançamento Caderno de Tendências de Mercado para Cosméticos
O evento acontece na cidade de Aparecida de Goiânia tendo como palestrante a Consultora e idealizadora do I e II Caderno de Tendências de Mercado para Cosméticos Rose Ghachache, bem como a apresentação do Diagnóstico das Indústrias de Cosméticos do Estado de Goiás pela Consultora Juliana Carvalho. Vejam mais detalhes do evento em matéria postada anteriormente neste blog e se quiserem já podem baixar o Caderno de Tendências on-line.


18 a 23 de Fevereiro de 11 - Semana de Moda de Londres
www.londonfashionweek.co.uk
A Semana de Moda de Londres acontece desde 1983 e é considerada uma das principais Semanas de Moda do globo. É certo que perderam grandes representantes da moda como Alexander McQueen, Gareth Pugh e Hussein Chalayan. Porém ainda mantêm nomes como:  Vivienne Westood e Basso and Brooke.



________________________________________
*Sujeito a alterações sob a responsabilidade dos organizadores
Publicado em 14.02.11, às 14h10 por Leandro Pires