terça-feira, 12 de julho de 2011

Nova Lei de Etiquetagem para Lingeries


Já a algum tempo venho querendo informar vocês sobre a "novidade" do setor de lingerie no que tange à Lei de Etiquetagem. Creio que ainda estamos no prazo desta informação e que com certeza contribuirá com todos os profissionais do setor fazendo com que estes não sejam surpreendidos.

A Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei que determina a inserção de recomendações e mensagens de alerta nas lingeries, via etiqueta, informando ao consumidor a importância do uso de preservativos, prevenção do câncer de mama e colo de útero e ainda do câncer de próstata. Trocando em miúdos, além da etiqueta exigível e já utilizada nas peças, o empresário da indústria de confecção de lingerie terá que incluir nova etiqueta em cuecas, sutiãs e calcinhas com mensagens que segundo o idealizador da lei na época, o deputado Barbosa Neto, ajudará o Ministério da Saúde a disseminar estas informações à população. Detalhe: para produtos importados a adaptação fica por conta dos lojistas. 

Na realidade a lei já vem sendo comentada a anos, detalhando quais tipos de peças conteriam as mensagens, e a informação do que realmente será determinado nesta lei ainda está um pouco confusa, sendo discutido também a possibilidade de que estas informações sejam inseridas nas embalagens das lingeries.

Barbosa Neto
Você empresário deve estar pensando o quanto o seu custo de produção irá aumentar, não é mesmo? Pois é - vai aumentar mesmo! E o consumidor também já deve estar pensando que o produto final receberá este impacto? Sim, é claro que vai. Creio também que você se interesse por saber quem foi o idealizador da lei. Este foi o Ex-Deputado Sr. Sebastião Augusto Barbosa Neto do PMDB-GO, mais conhecido como Barbosa Neto que lançou o Projeto de Lei em 1999, porém este foi aprovado agora em Maio de 2011. 

Enfim, a proposta ainda precisa passar pela sanção da presidente Dilma Rousseff para entrar em vigor, e os fabricantes que não cumprirem a lei (caso ela realmente seja sancionada) estarão sujeitos à multas e punições. Quer saber um pouco mais? Clique AQUI e escute na Rádio CBN a entrevista com Nelson Barrizelli, economista e professor da Universidade de São Paulo a respeito deste acontecimento. Vale a pena você escutar. 


Quer saber um pouco mais sobre Barbosa Neto?

O político iniciou sua carreira de representante do povo como vereador e após foi eleito deputado estadual. Em seguida, foi eleito deputado federal por três mandatos consecutivos. No mandato do ex-governador Alcides Rodrigues esteve à frente da Goiás Turismo (lembremos que o Estado de Goiás é reconhecido como um dos grandes pólos de confecção em todo país e também por seu grande potencial em turismo de compras no setor de vestuário em várias cidades pólo de confecção: Goiânia, Taquaral, Trindade, Catalão, Pontalina, Jaraguá...) e atualmente é Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Goiânia (Seturde).


E aí, o que você achou da notícia?




Postado em 12.07.11, às 06h01 por Leandro Pires

2 comentários: