terça-feira, 20 de março de 2012

Moda brasileira é destaque no mercado internacional - By PEGN

Iniciou hoje (20.03) o Encontro Nacional da Carteira da Indústria da Moda, do SEBRAE, na sede da instituição em Brasília. O diretor técnico do SEBRAE, Sr. Carlos Alberto dos Santos, fez declarações importantes e muito interessantes. Algumas que já sabíamos - que no entanto nos faz necessário re-lembrar, e outras cheias de novidades para todos. Também participou do evento o já conhecido Presidente do Grupo Luminosidade, Paulo Borges, responsável pela realização dos dois principais eventos de moda do país: São Paulo Fashion Week e Fashion Rio/Rio-à-Porter

Fiz questão de colocar a matéria NA ÍNTEGRA para vocês, conforme divulgada no site da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios e produzida pela Agência Sebrae de Notícias, visto ser uma matéria super importante e gostosa de ler. Porém faço questão de somar (se é que tenho este gabarito) alguns comentários nesta matéria:

- O diretor técnico do SEBRAE, Sr. Carlos Alberto dos Santos falou algo muitíssimo importante como ferramenta de competitividade da moda brasileira em relação ao mercado chinês: INOVAÇÃO. Gente... estamos "cansados" de ouvir isso o tempo todo, a toda hora, porém não nos atentamos à sua real importância e necessidade, e ainda temos a mistificação que só se pode INOVAR gastando muito. LÊDO ENGANO! Não é... Podemos sim inovar sem gastar muito. A inovação está ao alcance da micro e pequena empresa. Veja as palavras de Carlos Alberto que por sinal gostei muito: “Estamos falando em agregar valor à produção. Inovação não significa onerar a fabricação das peças. Na realidade, trata-se de fazer diferente para fazer melhor”.

- Paulo Borges fez dois comentários que acredito serem de extrema importância para nossa conscientização: “O Brasil está na rota mundial de economia, consumo e cultura. Mas nós mesmos ainda não nos convencemos disso”  Sim sim sim... falta-nos auto-estima. Nós estamos por cima, chegou a nossa vez. O Brasil é a bola da vez... O estrangeiro acredita em nós - porém nós não né? 

Outra questão que Paulo Borges comentou, foi sobre a mão de obra da indústria de confecção. Ele comenta que a solução está na capacitação de profissionais e na conscientização dos empresários, que devem valorizar o trabalho de costureiras e modelistas. Geeeeeeeennnte... sem desmerecer o rapaz, mas qual a novidade disso? Nenhuma! Sabemos disso a toda hora e todo o tempo, e porque é que não nos posicionamos favoravelmente a respeito? Hein? Paulo Borges veio refrescar nossa memória a respeito do necessário. Não é de hoje que o SEBRAE (e o SEBRAE-GO tem trabalhado muito a respeito disso) prega esta conscientização e trabalha com a indústria em prol da qualificação da mão de obra de costureiras e modelistas. 

Nos dois últimos anos em que trabalhamos na cidade de Catalão-GO (pólo em moda íntima no Estado de Goiás) o que mais enfatizamos foi este entendimento: "Capacitando costureiras, promovendo mão de obra qualificada para o setor, automaticamente atendemos a indústria da moda". Esta é a carência de todo industrial. Ou vai me dizer que você não passa por dificuldades com seu chão de fábrica? Hummm? 

Sou autor de uma historinha que declaro sempre: "Ninguém nasce com o sonho de crescer e se tornar costureira. Este não é o sonho de consumo de ninguém... Ahhh... quando eu crescer, eu quero ser costureira" ou seja, temos que valorizar as (os) profissionais, dar charme, dar encanto e mostrar a elas (es) que são ferramenta chave no processo da pesquisa, idealização, construção, disseminação e comercialização da moda. Pra fechar, vale lembrar que o SEBRAE-GO mais uma vez promove ações de aprendizagem, qualificação e melhorias na prestação de serviços em facção na indústria de confecção, por meio do Projeto Tecendo a Moda em Flor, um projeto em parceria em SEBRAE NACIONAL, SEBRAE-GO e ICC - Instituto Camargo Correa quando da criação da Associação de Costura Moda e Flor que agora se transformará em Cooperativa de Costura Moda e Flor. Quer saber mais sobre esse projeto? CLIQUE AQUI.

Espero que goste da matéria abaixo. Divirta-se.


Matéria PEGN


O mercado brasileiro de moda movimenta aproximadamente U$ 50 bilhões por ano e projeta uma imagem positiva do país no exterior. Algumas características do setor, como criatividade, marcas consolidadas, mercado consumidor dinâmico e a força daindústria têxtil, despontam como vantagens para empreendedores da área. “O maior desafio, entretanto, é agregar valor às peças e qualificar a mão de obra para competir com produtos internacionais que invadem o Brasil”, explicou o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, que participa do Encontro Nacional da Carteira da Indústria da Moda, na sede da instituição, em Brasília. 

Na abertura do evento, nesta terça-feira (20), o diretor-técnico do Sebrae falou sobre a cultura chinesa de copiar e clonar produtos, além de fabricar em grande escala para reduzir os custos. “O segmento da moda no Brasil não pode enfrentar a concorrência internacional pautado pela estratégia chinesa, que é baseada em elementos que não são compatíveis com a nossa realidade, como a subvalorização da mão de obra. A sociedade brasileira não quer isso”, destacou. 

Para Carlos Alberto, o caminho para a moda no Brasil é vender produtos inovadores e com design diferenciado. “Estamos falando em agregar valor à produção. Inovação não significa onerar a fabricação das peças. Na realidade, trata-se de fazer diferente para fazer melhor”. Segundo o diretor, mesmo que outros mercados tenham o hábito de copiar, com a agilidade, flexibilidade e criatividade da moda brasileira, os concorrentes estarão sempre duas coleções atrás. 

O presidente do Grupo Luminosidade e do Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), Paulo Borges, também participou do evento. O In-Mod é parceiro do Sebrae em um convênio que visa inserir micro e pequenas empresas brasileiras no mercado de alto valor agregado da moda. Paulo Borges ressaltou que a estagnação de mercados consumidores na Europa e nos Estados Unidos e a estratégia chinesa de copiar produtos em grande escala aumentam o interesse internacional pelo mercado consumidor brasileiro. “O Brasil está na rota mundial de economia, consumo e cultura. Mas nós mesmos ainda não nos convencemos disso”, afirmou. 

Paulo Borges defendeu ainda a criação de uma câmara setorial para regular o mercado de moda brasileiro. “No Brasil, há liquidação a qualquer hora e isso é destrutivo para a moda. A câmara poderia criar regras para isso. Precisamos também de planejamento a longo prazo e de políticas públicas para fomentar investimentos. Nos últimos 30 anos, não tivemos política de desenvolvimento voltada para à moda no país”, constatou. 

A dificuldade de encontrar mão de obra qualificada no Brasil também preocupa empresários do segmento. De acordo com Paulo Borges, a solução está na capacitação de profissionais, como os cursos oferecidos pelo Sebrae, e na conscientização dos empresários, que devem valorizar o trabalho de costureiras e modelistas. “As mães costureiras não desejam que suas filhas sigam o mesmo caminho. São profissões importantíssimas, mas que foram historicamente desvalorizadas. Essa realidade só pode ser mudada com qualificação e valorização do trabalho”, enfatizou. 


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Matéria extraída do sítio: revistapegn.globo.com, 20.03.12 Notícias/Moda - Da Agência Sebrae de Notícias, Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Neste blog: publicado por Leandro Pires, em 20.03.12, às 23h55.
Associação de Costura Moda & Flor 2012

Pessoal, o ano já começou com boas notícias para as costureiras participantes da Associação Moda & Flor de Catalão, um dos projetos no qual presto serviços por meio do SEBRAE-GO. A partir deste ano de 2012, o SEBRAE desenvolve novo projeto em parceria com o ICC - Instituto Camargo Correa direcionando suas ações ao atendimento das profissionais de costura participantes da Associação Moda & Flor de Catalão. O projeto visa fortalecer a cadeia produtiva da moda, quando das melhorias na prestação de serviços técnicos de costura (facção) à indústria de confecção local que é reconhecida como principal pólo de moda íntima no Estado de Goiás e ainda a prestação de serviços para outros pólos de moda em todo o estado e demais regiões brasileiras. 

É fato que além da contribuição com o setor, o projeto contribui ainda com o crescimento contínuo do indivíduo gerando-lhe aprendizado, capacitação, qualificação, geração de renda e empreendedorismo. Um dos focos principais deste projeto é também a transformação da associação em Cooperativa de Costura Moda & Flor de Catalão


Histórico do Projeto

Engana-se quem pensa que a Associação Moda & Flor nasceu de uma hora pra outra. Este novo projeto foi firmado em decorrência do sucesso na apresentação de resultados do Projeto Tempo de Empreender Goiás, desenvolvido pelo SEBRAE-GO em parceria com o SEBRAE NACIONAL e ICC - Instituto Camargo Correa nos anos de 2008 a 2010 com foco a atender as demandas existentes da indústria de confecção local. No decorrer destes anos, várias ações foram desenvolvidas (cursos, consultorias, missões técnicas...), sendo uma delas a criação da Associação de Costura Moda & Flor.

Thais Gusmão
Uma das percepções na época do gestor do projeto, Victor Antônio, juntamente com sua equipe, foi a importância de se investir no aprendizado e qualificação da mão de obra técnica do setor, devido a grande carência que este vive atualmente na prestação dos serviços de costura. Assim, ao final do ano de 2010, na Semana de Capacitação em Negócios de Moda de Catalão nascia oficialmente Associação de Costura Moda & Flor de Catalão, contando ainda com a presença da famosa estilista de moda íntima Thais Gusmão.


Projeto Tecendo a Moda em Flor

Nos próximos anos de 2012 e 2013, o SEBRAE-GOSEBRAE NACIONAL eICC - Instituto Camargo Correa desenvolverá novo projeto com foco na transformação da Associação de Costura em Cooperativa de Costura Moda & Flor, promovendo ações de capacitação em gestão, marketing, comercialização, participação de feiras, qualificação em mão de obra específica de costura, corte e enfesto, modelagem, entre outros. 

As "meninas da costura" estão animadíssimas com as notícias e com a oportunidade de mostrarem o seu trabalho e sua importância no setor. Atualmente a capacidade produtiva da associação está em média de 6000 peças mês, e possuem 60 associadas para a prestação de serviços de facção em modinha, íntima e plano. Vale lembrar, que logo após a criação da Associação de Costura, foi desenvolvida parceria com a Prefeitura de Catalão que firmou o compromisso de honrar a locação do espaço onde hoje funciona a associação até o final do ano de 2012. 


Nova gestão

Para este novo projeto, foi convidado a assumir a gestão, a técnica do Sebrae-GO (Regional Sudeste) Adriana Felipe que segue animada com o novo desafio e contaminada com a euforia das "meninas da costura". As agendas já estão em desenvolvimento e para este mês deMARÇO já teremos atividades para a efetivação legal da cooperativa. Acompanhe:


Programação de Ações para o mês de Março 2012

19.03.11 - 2a Feira
Palestra: Despertando o Associativismo
Palestrante: Consultor Octacílio Pacheco
Local: SEBRAE / ACIC CDL - Associação Com. e Ind. de Catalão
Endereço: Av. Raulina Fonseca Pascoal, nº 2.273 - Centro 
Informações: (64) 3441.2512

20.03.11 - 3a Feira
Consultoria de elaboração do estatuto da cooperativa
Consultor: Octacílio Pacheco
Local: SEBRAE / ACIC CDL - Associação Com. e Ind. de Catalão
Endereço: Av. Raulina Fonseca Pascoal, nº 2.273 - Centro 
Informações: (64) 3441.2512

E aí, gostou da notícia? Tá precisando de costureira? Entre em contato com "as meninas da costura" da Associação Moda & Flor de Catalão.


Contatos:

Sebrae Goiás - Regional Sudeste (Catalão-GO) - (64) 3441.2512 
Gestora do Projeto: Adriana Felipe
E-mail: adriana.felipe@sebraego.com.br

Associação Moda & Flor de Catalão - (64) 3441.7594 - 8127.9403
Presidente da Associação: Lurdes Silvéria 
E-mail: lurdinha_silverio@hotmail.com
Blog: www.modaeflor.blogspot.com



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Redigido e publicado por Leandro Pires, em 20.03.12, às 05h45