quinta-feira, 10 de maio de 2012

Missão a cidade do Rio de Janeiro

O SEBRAE-GO (Regional Sudeste - Catalão-GO) em parceria com o ICC - Instituto Camargo Correa, realizará no período de 21 a 25 de maioa MISSÃO TÉCNICA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO com grupo de costureiras participantes da COOPERMODA - Cooperativa de Produção em Vestuário Moda FlorA proposta principal das visitas já agendadas na missão, é proporcionar maior conhecimento prático e vivencial às costureiras atendidas peloProjeto Tecendo a Moda em Flor, sobre a realidade atual da moda brasileira e da indústria de confecção. 

Sendo assim, optamos por fazer a viagem no período em que acontece o grande evento de moda FASHION RIO / RIO À PÓRTER quando o visitaremos no intuito de promovermos a inclusão de nossas costureiras ao contexto da moda, gerando nelas a auto percepção de sua importância na cadeia produtiva da moda, como artesãs e "criadoras" de moda, fazendo parte da etapa inicial do processo, quando da construção e fechamento do produto de moda - neste caso o vestuário. Também é interessante que elas percebam que o evento impacta economicamente em nosso país gerando grandes oportunidades no Salão de Negócios Rio à Porter, que este ano acontecerá na Casa Firjan da Indústria Criativa

Seguindo, visitaremos a famosa Cooperativa de Arte com foco em Design e Moda, COOPA-ROCA. Fundada em 1980, tem seu foco parecido com a realidade das costureiras catalanas que é o desenvolvimento da cidadania e dignidade humana por meio da prestação de serviço e criação de produtos, com vistas à geração de renda pra mulheres moradoras da Favela da Rocinha. Lá conheceremos seus produtos e sua história, início e dificuldades experenciadas pelas cooperadas.

Também seguiremos a Petrópolis, atual pólo industrial de confecção em ascensão no Estado do Rio de Janeiro, com visitas monitoradas a empresas e associações locais, pra a percepção dos trabalhos desenvolvidos e ainda a promoção de rede de contatos. Por fim, visitaremos a renomada escola SENAI CETIQT, considerada o principal Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Brasil, passeando pelos institutos de pesquisa, observatório de comportamento e consumo, visita às plantas de fiação, tecelagem, malharia, inovação e confecção, entre outros.

Vale ressaltar que todo este trabalho é oferecido gratuitamente às atendidas participantes do Projeto Tecendo a Moda em Flor e da COOPERMODA, onde os custos de transporte, traslado e hospedagem serão assumidos pelas instituições realizadoras da missão. No ato, levaremos um total de 26 costureiras, além de representantes do SENAI CATALÃO e UNICON - União dos Confeccionistas de Catalão e Região, parceiros do projeto.

Para esta viagem, estarão presentes a Gestora do Projeto Adriana Felipe e também este que vos fala (Consultor Terceirizado do SEBRAE-GO), em acompanhamento do grupo para a promoção das ações e esclarecimentos diversos.


Será ótimooooooooo... quando voltar conto mais notícias pra vocês.



Redigido e publicado por Leandro Pires, em 10.05.12, às 14h57.