quarta-feira, 9 de março de 2011

Subway ultrapassa McDonald's 

Pessoal, em outro momento comentamos que alimentação é moda. Então sinto que necessito comentar com vocês sobre esta notícia, além do que o formato destas empresas com certeza nos servem para observação e práticas de benchmarking. Vale ainda lembrar que existem diversas franquais no setor de moda disponíveis para conhecimento e investimento.

Pois bem: agora nós vamos falar do mercado de franquias. E pra sermos mais específicos ainda, vamos comentar sobre alimentação - propriamente fast food. Quem não já salivou por um Big Mac em qualquer hora da madrugada? Acompanhado com aquela batata frita sequinha que na nossa cabeça somente o McDonald's consegue fazer? 

Confesso que escrever esta matéria às 01h41 da manhã não está sendo a melhor das opções. Estou salivando só de comentar, mas também consciente que o horário não é muito propício para bater de carro à procura de um "sanduba". Então vou ficar quietinho e continuar.

Pois é... o Mcdonald's tem este poder de nos despertar desejos a qualquer hora do dia ou da noite e é uma das franquias que mais possui pontos de venda (lojas) em todo o planeta. Porém existem outras franquias de alimentação que estão em crescimento e já até mesmo ultrapassa a conhecida marca do palhaço amarelinho no quesito quantidade de lojas. Pelo ao menos se compararmos o relatório enviado pela empresa (Mcdonald's) no mês passado à Securities & Exchange Commission - USA informando a quantidade de unidades abertas que é de 32.737, contra 33.749 da loja de sanduíches Subway. Esta contagem foi estabelecida no final do ano passado e gera uma diferença de 1012 lojas entre as marcas. Mas no que tange às vendas, o McDonald's permanece líder global, e a divulgação da rede é de que sua receita em 2010 foi de US$ 24 bilhões. Considerando o número de países, o McDonald's também fica na frente, estando presente em 117 lugares e a Subway em 95.

Ronald McDonald
Hum hum... saimos do McDonald's para lembrar dos gostosos sanduíches do Subway, feitos na hora, montados pelo cliente, onde podemos colocar todo tipo de molho, escolher o tipo de pão e no final agente ainda ganha um adesivo fidelidade que após completarmos 10 ganhamos outro sanduíche. Vale lembrar que uma promoção completa do McDonald's custa a partir de R$ 12,00 e um sanduíche do Subway a partir de R$ 5,99. Longe de mim aqui fazer comparações de produtos, preços e tudo mais. Estou apenas comentando para levarmos também em consideração público alvo de cada um. Vale ainda ressaltar que nem todas as lojs do McDonald's funcionam 24 horas, diferentemente do Subway que a qualquer hora do dia ou da noite você encontra uma loja aberta. Isso também é algo a ser pensado por nós né?

Sanduiche Subway
Para estas empresas, assim como outras, o aumento de unidades em torno do globo só vem contribuir considerando que algumas delas já estão saturadas no mercado americano. Me lembro que em Buenos Aires víamos uma McDonald's em cada esquina, com filas quilométricas e lojas extremamente lotadas. Também tem outros fatores que lhes trazem benefícios quando instaladas em países menos desenvolvidos porém com fortes promessas de crescimento e sabe-se ainda que as grandes redes tem voltado seus olhares cada vez mais para o exterior - especialmente a Ásia. A Starbucks por exemplo, divulgou planos para triplicar o número de unidades na China. A Dunkin Donuts pretende abrir várias unidades na China também nos próximos anos e ainda lojas novas no Vietnã (previsão para os próximos 18 meses). A Subway já abriu 1000 lojas na Ásica incluindo o Vietnã, e tem inovado os lugares por onde abrem seus pontos de venda: lojas de eletrodomésticos no Brasil, em um barco na Alemanha, em zoológico em Taiwan e até em uma igreja em Buffalo - NY são alguns dos ousados lugares que possuem Subway. 

No Brasil a Subway atualmente possui 580 lojas enquanto o McDonald's possui 1284, compreendendo 138 cidades em 22 estados. Gostou desse bate-papo sobre franquias? Você pode passear pelo site da ABF FRANCHSING clicando AQUI e ficar por dentro de vários outros segmentos.






_________________________________________________________
Fontes: Informações da Dow Jones com Wall Street Journal, 
Portal Bonde, Poral McDonald's, Portal Subway e 
Folha On line - Correio do Estado.
Publicado em 10.03.11, às 02h33, por Leandro Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário