domingo, 2 de dezembro de 2012

Moda Neon - Será que pega?????

Gente, neste domingo (02.12) estive cobrindo o evento BRUNCH RUN da REPÚBLICA DA SAÚDE a convite do queridíssimo Mateus Suassuna. O evento foi suuuuuuuper bacana... super organizado e com participação em massa dos atletas goianos de plantão. 500 inscritos na meia maratona de 10, 8 e 5 milhas, desfrutaram de momentos prazerosos de corrida, ilhas gastronômicas diversas e muita gente bonita. 

E é claro que não podia passar batido agente dar uma olhadinha nos looks dos pés dos atletas né? É aí que justifica a pergunta do título dessa postagem. Alguém ainda tem dúvida que a moda neon pegou? Hahahahahaha.. se você tem dúvida, dá só uma olhadinha em algumas fotinhas que separei pra vocês. Tem pra todos os gostos... cada um mais lindo que o outro. Arrasa!
















Redigido e postado por Leandro Pires em 02.12.12, às 10h43.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Corre, corre, corre... 

Tá chegando o dia, tá chegando a hora.. Hora de quê? Hora de participar do BRUNCH RUN da REPÚBLICA DA SAÚDE... a meia maratona que está na moda na cidade de Goiânia e que vai movimentar neste domingo dia 02. E você que fez sua inscrição, corra pra pegar seu KIT DE PARTICIPANTE. A entrega dos kits acontecem hj (01.12) das 12h às 18h lá na República da Saúde. Detalhe: não irão entregar kits no dia da corrida tá? Entãooooo... agiliza e começa sua corrida já pegando seu kit. Te vejo lá amanhã, uniformizado ok?

Até... 



Redigido e postado em 01.12.12, às 08h52, por Leandro Pires

domingo, 25 de novembro de 2012

Brunch Run

Os próximos dias de novembro e dezembro estão especialmente movimentados e deliciosos... E um dos grandes eventos que abre o mês de dezembro em Goiânia se chama Brunch Run. Um evento bacanérrimo que participarei do início ao fim, blogando e postando em tempo real todos os acontecimentos e movimentações e é claro: quem está por lá... hahahahahaha...

Você deve estar se perguntando do que se trata o Brunch Run né? Vou te contar... e depois que eu te contar, duvido que você conseguirá resistir e não participar. Mas corra: as vagas são limitadas.

O que é o Brunch Run? 

Espaço República da Saúde
O Brunch Run é um evento de meia maratona idealizado e realizado pelo Restaurante República da Saúde, referência em gastronomia saudável e de boa qualidade em Goiânia. A bandeira da RS é esta: saúde, saúde, saúde... e saúde com prazer, diversão, beleza e entretenimento. O espaço é aconchegante, grande, arejado, com um buffet delicioso e visualmente muito bem apresentado. Possui ainda um empório que comercializa alimentos saudáveis, light e diet, e também uma super sala para eventos sociais e empresariais. 

Como se não bastasse, agora idealizaram este mega evento que certamente já está movimentando a city. O Brunch Run apresenta três possibilidades de o marotonista e/ou atleta participar e curtir o domingão com muita saúde, diversão, beleza, prática de atividades, boa alimentação e ainda networking. 

Serão três modalidades de corrida:

- 10 milhas: 16 quilômetros
- 5 milhas: 8 quilômetros
- 2,5 milhas: 4 quilômetros

Não tenham dúvidas de que o evento está com uma mega estrutura, com percurso totalmente acompanhado e monitorado, dois estacionamentos para os participantes com valet free (para os 150 primeiros participantes), várias estações de alimentação e hidratação servidos à vontade, profissionais de saúde, fisioterapia especializada, massagem, plataforma vibratória e muito mais.

Ao fim do evento ainda será servido um super brunch aos convidados com um belíssimo buffet, saboroso, rico em saúde e beleza. Para participar do evento, os interessados deverão fazer sua inscrição prévia, com o valor de R$ 80,00 que ja está incluso todos os serviços oferecidos no dia do evento, bem como alimentação completa e ainda o kit de participante do maratonista: bolsa, camiseta, chip e caneca. Para efetuar sua inscrição CLIQUE AQUI e veja detalhes. Vagas limitadas!


Blogueiros

República da Saúde já nos preparativos do evento
Outra proposta super interessante e inovadora é que durante o evento foram convidados 05 blogueiros(as) para acompanhar e divulgar em tempo real os acontecimentos do evento, "passando invejinha" naqueles que não estarão por lá. Eu fui convidado para compôr o grupo... e com certeza não vou economizar notícias. Aliás... boas notícias. A ideia é mostrar a todos o jeito gostoso e bacana de viver por meio da boa alimentação e da prática de exercícios. Tenho certeza que gente bonita não vai faltar... Hehehehehe....

Quer saber mais detalhes? Você pode entrar em contato com a República da Saúde para mais informações. Porém corra, porque o evento acontecerá no próximo dia 02, ok? Até lá.

Brunch Run
Data: 02 de Dezembro de 2012
Horário de Início: 08h
Local: Restaurante República da Saúde
Endereço: Rua 89, nº 655 - Setor Sul 
Fone: (62) 3942.6575
Responsável pelo evento: Mateus Suasuana
Website: CLIQUE AQUI


Redigido e publicado por Leandro Pires, em 25.11.12, às 22h09.
Capacitação e Informação de moda
Estação Fashion Week
28, 29, 30.11 e 1º de Dezembro


Quer se capacitar e reciclar suas informações de moda? Essa é uma oportunidade super bacana pra fazer isso de maneira barata (free) e legal... visitando estandes, apreciando desfiles e ficando por dentro de tudo que está acontecendo na moda em Goiás. Pegue sua agenda e se programe, pois o evento começa esta semana: 28, 29, 30.11 e 1º de Dezembro.


Programação:


28.11.12 - 4a Feira
15h - Abertura dos estandes para visitação
15h30 às 16h30 - Mesa redonda: Rodada de Oportunidades para Profissionais de Moda em Goiás
Liderança e mediação: Profa. Ms. Meire Oliveira - UNIVERSO
16h30 às 18h - O papel do designer na empresa de confecção
Palestrante: Prof. Ms. Lauro Milhomem Coutinho - UNIVERSO
19h - Desfiles Instituições de Ensino


29.11.12 - 5a Feira
15h - Abertura dos estandes para visitação 
16h30 às 18h - Palestra: As possibilidades de práticas sustentáveis na Indústria de Moda em Goiás
Palestrante: Profa. Ms. Lavínia Seabra - UFG
19h - Desfile Lojistas Shopping Estação Goiânia


30.11.12 - 6a Feira
15h - Abertura dos estandes para visitação
16h30 às 18h - Palestra: Produção de Vitrine e Produção de Moda para Catálogo
Palestrantes: Profa. Ms. Nélia Cristina P. Finotti e Profa. Fabiana Haddad - UEG
19h - Desfile Lojistas Shopping Estação Goiânia


01.12.12 - Sábado
15h - Abertura dos estandes para visitação
16h30 às 18h - Palestra: Design de Acessórios em Goiás: Uma joia de Oportunidades
Palestrantes: Prof. Esp. Rodrigo Balestra - CAMBURY/Fac. Ávila - IED
19h - Desfile Lojistas Shopping Estação Goiânia



Shopping Estação Goiânia
Av. Goiás Norte em frente ao Terminal Rodoviário
(62) 3221.0854 - 3221.0844



Redigido e publicado em 25.11.12, às 18h17, por Leandro Pires
Estação Fashion Week
Universidades de Moda

Já sei que vocês vão achar que estou me auto promovendo. Ok! Podem achar.. porque estou mesmo. Até porque fui convidado a trabalhar em um super evento, mega profissional e gostoso, que consideremos é o maior evento de moda do Estado de Goiás. Tá duvidando? Então segue na leitura que no final agente conversa ok? Vou te contar... 

Estou falando sobre a Estação Fashion Week, evento organizado pelo maior Shopping atacadista/varejista do Estado de Goiás: Shopping Estação Goiânia. O evento já está em sua 5a edição e segue a todo vapor superando-se a cada ano. Pra vocês terem ideia, no ano passado passaram pelo evento mais de 15.000 pessoas e este obteve mídias diversas com direito à divulgação na Rede Globo. Fino né?

Presença confirmada de Gustavo Lima nos desfiles
E o empreendimento continua crescendo... se não bastasse os 600 lojistas do Shopping, estuda-se a oportunidade da inserção de novas marcas para mais 190 lojas que seguirão em novo formato. Também no final de 2012 será inaugurado o Hotel de bandeira Go Inn administrado pela rede hoteleira internacional Atlantica Hotels. A mesma rede que administra o Comfort, Sleep Inn e outros. Já é considerado o maior hotel de Goiânia em quantidade de leitos, que terá tarifa super interessante visto ser um hotel de passagem, ou seja, focado no hóspede de compras ou também hóspede de negócios, que vale considerar é o forte de nossa cidade né: Turismo de Negócios e ainda Turismo de Compras. O local não poderia ser mais estratégico:  dentro do Shoppping... fácil para chegar e para partir (Ao lado da Rodoviária), fácil para comprar e fácil para transitar, já que está próximo ao aeroporto e próximo ao centro da cidade.

Débora Nascimento também estará no evento
Você deve estar admirado com tantas novidades né? Não sabe o que te espera... Este é o primeiro evento privado de moda no Estado de Goiás, promovido por um shopping atacadista e varejista, em que há a participação dos alunos de cursos de moda local. Qual o interesse? O interesse é único: fortalecer o setor por meio da oxigenação e reciclagem da mão de obra, trazendo aproximação entre profissionais de moda, empresários do setor, movimentando e "sacudindo" toda a cadeia produtiva da moda goiana e ainda oportunizando aos seus lojistas novidades de moda por meio de profissionais antenados. Esta é apenas a primeira de várias ações que o grupo pensa em desenvolver para o fortalecimento da moda goiana. No evento, cinco principais instituições de ensino em moda do Estado de Goiás, apresentarão seus trabalhos por meio da construção de looks idealizados por seus alunos já em finalização de curso. Ou seja: profissionais que saem da academia com toda novidade, criatividade e profissionalismo de moda. E é aí que eu entro... na coordenação da participação dos alunos de moda, no relacionamento e parceria com nossos coordenadores de cursos de moda da cidade e acompanhamento de tudo o que tange à esta ação dentro do evento. 

As instituições que estão participando do evento por meio de desfiles, são:

Faculdade Ávila / IED - Istituto Europeo Di Design
Curso: Pós Grad. em Fashion Design - Coord. Rodrigo Balestra

Faculdade Cambury
Curso: Design de Jóias - Coord: Prof. Rodrigo Balestra

UEG - Universidade Estadual de Goiás
Curso: Design de Moda - Coord: Profa. Ms. Nélia Cristina

UFG - Universidade Federal de Goiás
Curso: Design de Moda - Coord: Prof. Ms. Adair Marques

UNIVERSO - Univ. Salgado de Oliveira
Curso: Design de Moda - Coord: Prof. Meire Oliveira

Bruno Gissoni - Presença confirmada!
Também participarão institucionalmente do evento, o SENAI - Serviço Nacional da Indústria com estande para apresentação de seus produtos e serviços, e ainda o SEBRAE - Serviço Brasileiro da Micro e Pequena Empresa, representado pela Gestora do Projeto de Moda Metropolitana Cássia Corsatto que fará parte da banca julgadora dos desfiles das instituições de ensino. 

Também para movimentar este dia e a competitividade de mercado, haverá a premiação para as três instituições de ensino vencedoras no desfile, onde cada uma ganhará dois prêmios que passeiam de TV's LED à Tablets e Smartphones e ainda as vencedoras desfilarão nos próximos dias juntamente com os lojistas do Shopping, respectivamente 1º, 2º e 3º lugares. Para os interessados (estudantes e profissionais do setor) serão também oferecidas gratuitamente, palestras de capacitação no setor de moda, e ainda o evento apresentará uma grande estrutura de estandes para visitação e conhecimento do que está acontecendo no setor de moda em Goiás.

Veja a programação e participe:

28.11.12 - 4a Feira
15h - Abertura dos estandes para visitação
15h30 às 16h30 - Mesa redonda: Rodada de Oportunidades para Profissionais de Moda em Goiás
Liderança e mediação: Profa. Ms. Meire Oliveira - UNIVERSO
16h30 às 18h - O papel do designer na empresa de confecção
Palestrante: Prof. Ms. Lauro Milhomem Coutinho - UNIVERSO
19h - Desfiles Instituições de Ensino

29.11.12 - 5a Feira
15h - Abertura dos estandes para visitação 
16h30 às 18h - Palestra: As possibilidades de práticas sustentáveis na Indústria de Moda em Goiás
Palestrante: Profa. Ms. Lavínia Seabra - UFG
19h - Desfile Lojistas Shopping Estação Goiânia

30.11.12 - 6a Feira
15h - Abertura dos estandes para visitação
16h30 às 18h - Palestra: Produção de Vitrine e Produção de Moda para Catálogo
Palestrantes: Profa. Ms. Nélia Cristina P. Finotti e Profa. Fabiana Haddad - UEG

01.12.12 - Sábado
15h - Abertura dos estandes para visitação
16h30 às 18h - Palestra: Design de Acessórios em Goiás: Uma joia de Oportunidades
Palestrantes: Prof. Esp. Rodrigo Balestra - CAMBURY/Fac. Ávila - IED

Entrada Franca

CLIQUE AQUI para saber mais sobre evento, desfile dos lojistas e a participação dos artistas.

Redigido e publicado por Leandro Pires, em 25.11.12, às 17h03.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

MBA Gestão em Processos Produtivos do Vestuário
Senai Ítalo Bologna - Goiânia-GO




O Senai Ítalo Bologna está com matrículas abertas para os interessados em fazer sua pós graduação em Gestão em Processos Produtivos do Vestuário. Esta já é a segunda turma. 

Não preciso fazer apresentações sobre esta instituição que é super parceira do setor de moda e confecção goiano, e que possui reconhecimento nacional e internacional pelo cumprimento de seu papel com excelência e qualidade na prestação de serviços oferecidos à indústria, não é mesmo?

Está se perguntando quem pode fazer o curso né? Graduados com vivência em vestuário, como designers de moda, profissionais do setor, empresários e administradores do ramo de confecção. O curso possui aulas teóricas e práticas em oficinas e laboratórios e uma carga horária total de 400 horas. A modalidade é PRESENCIAL e a periodicidade das aulas QUINZENAL.

Se interessou? Entre em contato pelo número 3226.4514 e 4500, ou pelo e-mail fatecib.senai@sistemafieg.org.br. Lá você pode falar com a Ildeth que é uma graça de pessoa, super parceira e responsável pelo curso. Com certeza ela terá o maior prazer em te atender e contar mais um pouquinho desta oportunidade de aprendizado. Ahhh... se você quiser, pode falar que foi eu quem te contou esta novidade tá? 

Mas corre... as vagas são limitadas e as aulas se iniciam já no início de 2013.



Redigido e publicado por Leandro Pires, em 17.11.12, às 03h28
Temporada São Paulo
SPFW - São Paulo Fashion Week - Outono/Inverno 2013

Gente... com um pouquinho de atraso (graças a Deus por motivos de muito trabalho), mas ainda em tempo, cá estou eu para comentar um pouquinho com vocês de como foi esta edição extra do SPFW. Porque edição extra? Porque como já sabemos e já comentamos em outro momento aqui no blog, a data nacional da moda foi alterada como sugestão por meio do Grupo Luminosidade (grupo organizador responsável dos dois principais eventos de moda do país). Ou seja... a edição que aconteceria em Janeiro 13, veio acontecer agora no final de Outubro 12. E já sabemos que a edição de Junho 13 acontecerá em Março 13, ok?

Além disso, o local desta edição também foi alterado. Tradicionalmente as últimas edições aconteceram no prédio da Bienal, e nesta proposta aconteceu no Parque Vila Lobos. O ambiente estava totalmente estilizado na proposta da sustentabilidade e ambientalismo, representando por uma super estrutura camuflada de imagens de plantas e decoradas com a mesma proposta. Logo na entrada os visitantes eram recepcionados com prateleiras de plantas, sofás e poltronas simbolicamente coberta de gramas, com um visual super green. Muito bacana.

Como sempre pessoas de todos os estilos e tribos, com propostas diferenciadas.. profissionais de moda, empresários, empreendedores, amantes da moda e a nova figura do momento: as blogueiras de moda. Para mim esta estada em São Paulo foi não somente pela participação dos desfiles da SPFW mas também para conhecer um pouco mais dessa cidade que adoro e oferece propostas experenciais únicas. Assim, fui sozinho para a city (chegando lá encontrei com vários empresários e amigos atendidos pelo SEBRAE-GO e de outros estados), e nesta viagem optei por me hospedar em um HOSTEL no centrão da cidade localizado ali pertinho da Praça da República, e fazer um pouquinho da "linha" mochileiro. Andando e perambulando propositalmente à pé e de metrô pelo cidade, conhecendo novos lugares e novas propostas de diversão e compras. Promovi visitas de benchmarking a empresas de moda (Cartel 011), organizada pelo SEBRAE NACIONAL, fui gastar tempo na famosa rua de compras populares, a Avenida 25 de Março, pausa para o cafezinho e leitura no tradicional Café Girondino, e almoço no delicioso Mercado Municipal de São Paulo, também conhecido como "Mercadão". Cardápio? Sem sombras de dúvidas: pastel de bacalhau e chopp. Hehehehe... 

Também bati perna na Oscar Freire (uma das 10 principais avenidas de mercado de luxo do mundo), comprando um lindo mocassin (se assim posso considerar) na Melissa da mesma avenida... Dei uma passadinha na linda Galeria de Arte do famoso artista plástico Romero Brito, que foi projetada pelo renomado arquiteto João Armentano, tomei chá da tarde com amigas na Fundação Maria Luiza e Oscar Americano no Morumbi depois de uma deliciosa visita no museu, e fiz o meu tradicional jantar japonês no MORI SUSHI - restaurante que adoro localizado no Jardins entre as rua Oscar Freire e Estados Unidos. E claro: desfiles, desfiles, desfiles e desfiles para conhecimento e observação das propostas de Outono/Inverno 2013

Será que eu preciso dizer que a viagem foi um sucesso? Não né? Rs... Então chega de "fru fru" e vamos às fotinhas e comentários diversos que vão ilustrar toda essa história:


Loja Melissa (Oscar Freire) - Nova coleção
Vitrina - Galeria Romero Britto
Chazinho da tarde na Fundação Maria Luiza e Oscar Americano - Morumbi - SP
Presentinho para os convidados do desfile de Ronaldo Fraga
Desfile Ronaldo Fraga - SPFW Out/Inv 13
Desfile FH por Fause Haten - SPFW Out/Inv 13
Desfile Samuel Cirnansk - SPFW Out/Inv 13
Consultora de Moda Glorinha Kalil - Desfile Samuel Cirnasnk - SPFW

CARTEL 011 - Loja com um mix de serviços: gastronomia, vestuário, jóias, salão de beleza...





Redigido e publicado por Leandro Pires, em 17.11.12, às 03h02 - Fotos: Leandro Pires


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Oportunidade de Estágio

Pessoal, super oportunidade de estágio para estudantes de moda e/ou vitrinismo e visual merchandinsing. O Shopping Estação Goiânia convida o profissional a desenvolver estágio prestando serviços aos lojistas do Shopping por meio período do dia, de 2a a Sábado - semanalmente. Você tem dúvidas de qual o papel do prestador de serviços em VM e Vitrinismo?

Veja aí: O consultor de visual merchandising deve trabalhar o ambiente do ponto de venda criando identidade e personalidade através do design e da decoração. Tem como objetivos: aclimatar, seduzir, motivar, induzir à compra. Terá o papel de diagnosticar e instruir nossos lojistas sobre a melhor maneira de tornar sua exposição de mercadorias mais atraente ao comprador.


O que fará? Irá realizar o primeiro contato com o lojista, fazer a coleta de dados e/ou o diagnóstico, em um segundo momento, passar feedback da situação atual ao lojista, recomendando  mudanças a serem implementadas e posteriormente realizando uma visita de checagem das modificações realizadas.

Horário de trabalho: De Terça á Sexta das 12 ás 18hs  e Sábado das 08 ás 12hs.

Gostou da oportunidade? Quer saber mais? Mande seu currículo para celiomar@estacaogoiania.com.br. Aí é aguardar e cruzar os dedos. Boa sorte!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dia do Design

E aí, vamos? Aguardo você neste evento que acontecerá em homenagem ao dia do design, que esperamos seja o primeiro de muitos em Goiânia. No Brasil, desde 1998 é comemorado em 05 de Novembro o Dia do Designer. O decreto foi instituído pelo Ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que em homenagem a um dos mais renomados designers brasileiros – Aloísio Magalhães escolheu a data de seu aniversário para esta comemoração. Em Goiânia, pela primeira vez será comemorado oficialmente o Dia do Designer, por meio do encontro de empresários, empreendedores, profissionais e estudantes ligados ao setor que juntos irão discutir atualidades e necessidades de melhorias para o segmento como todo, promovendo assim o fortalecimento da cadeia de idéias e criação.

Bora participar? Faça sua inscrição antecipada me enviando e-mail: leandroadministrador@hotmail.com Aguardo você!





Publicado em 01.01.12, às 08h41, por Leandro Pires.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Já pensou quanto tempo você gasta na sua indústria para produzir o que você produz? 


Olá pessoal... 

Como já havia comentado com vocês no post anterior, neste Mês de Outubro estou acompanhando o trabalho da PUPI - Pequenas Unidades Produtivas Inteligentes, que está sendo desenvolvido com nossas costureiras participantes da COOPERMODA em Catalão-GO,num projeto desenvolvido pelo SEBRAE-GO em parceria com o SEBRAE NACIONAL e ICC - Instituto Camargo Correa, correto?

Então... já estamos na segunda semana de trabalho, e hoje (09.10) estamos falando e trabalhando sobre o tempo de produção na indústria de confecção. Algo que sabemos que é de extrema importância dento da indústria, influenciando na capacidade produtiva da empresa e por consequente em seus custos e lucratividade. 

Para tanto um pequeno e simplório exemplo foi utilizado pelo Consultor Leão, que solicitou uma de nossas costureiras da COOPERMODA a dobrar uma t-shirt. Ok! Dificuldade nenhuma né? Claaaaaro que ela dobrou a t-shirt no modo padrão que todos nós fazemos em nossa casa e até mesmo em nossas lojas. Para isso ela gastou uma média de 10 segundos. Pouco tempo né? Vamos pensar nesse tempo dentro da indústria, considerando uma produção de 20.000 t-shirts para dobrar? Hahahaha... Bora lá!

10seg x 20.000 t-shirts = 200.000seg, que transformando em minutos, será: 200.000seg : 60seg = 3.333min. Correto? 3.333min : 60min = 55hs de trabalho, que considerando a média de 08hs diária, necessitariam quase 07 dias de trabalho para dobrarmos estas t-shirts. Uma semana de trabalho. Ok!

Vamos agora pensar que esta mesma t-shirt pode ser dobrada em apenas 03seg por meio de uma técnica super simples? Rs... Façamos as contas: 03seg x 20.000 t-shirts = 60.000seg, que transformando em minutos, será: 60.000seg : 60seg = 1000min, que dividido por 60min = 16,66hs. Ou seja, em média 02 dias de trabalho para dobrarmos as mesmas 20.000 t-shirts. Hehehehe... Percebeu o quanto é importante nos atentarmos para o processo produtivo? Em 02 dias você pode fazer o mesmo trabalho de 07 dias, consequentemente produzir mais e ganhar mais dinheiro. Claro que este é um exemplo super simples e uma técnica super fácil. Mas o importante é a conscientização que obtemos por meio deste exemplo, da importância de observamos o tempo da produção. Que ver o exemplo que fizemos em sala de aula? Assista o vídeo abaixo. É rapidinho... 

Abraços,




Publicado em 09.10.12, às 11h19, por Leandro Pires


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PUPI - Pequenas Unidades Produtivas  Inteligentes

Olá pessoal, tudo bem? Nestes próximos dias estarei em um trabalho muito bacana com nossas costureiras de Catalão-GO participantes da COOPERMODA. Começou nesta segunda-feira (01.10.12) um novo trabalho com as costureiras da COOPERMODA - Cooperativa de Costura e Produção de Vestuário, que promete mudar o ritmo da empresa. Nesta nova etapa, trabalharemos com a metodologia PUPI - Pequenas Unidades Produtivas Inteligentes que possui metodologia direcionada à produção de fábrica, com exercícios e capacitações que estimulam as melhorias nos processos e métodos. Este é um trabalho pioneiro em todo o Estado de Goiás e à realidade de uma cooperativa de trabalho em produção de vestuário. Ou seja: pela primeira vez uma empresa em todo o estado recebe este tipo de capacitaçãoin company.


MAS O QUE É A PUPI? Resumidamente, a PUPI é uma filosofia de trabalho onde o treinamento e o conhecimento, serão as forças para mudança do sistema produtivo da empresa gerando Pequenas Unidades Produtivas Inteligentes, que serão conduzidas para o auto-gerenciamento, por meio da repetição de experiências e reflexão intensa para o desenvolvimento contínuo do capital humano. Métodos de trabalho, técnicas de produção e trabalho em equipe, focando a redução dos diversos tipos de desperdícios, gerenciamento melhor da qualidade, análise do custo minuto, ganhos na produção e na produtividade.


PRINCIPAL OBJETIVO: Treinar os colaboradores do processo produtivo, que possuem o foco de seus trabalhos na produção, que hoje em dia, na confecção industriai, seja de pequeno, médio ou grande porte, estes processos ficaram mais complexos. Assim, o programa será desenvolvido contemplando as seguintes fases:


Fase 1:PUPI – Treinamento técnico e desenvolvimento de pessoal: Durante a primeira fase da consultoria, a equipe de produção (auxiliares, costureiras e facilitadores da produção) terá aulas com conhecimentos técnicos e concomitantemente serão trabalhados para despertar o potencial criativo e colaborativo. Nessa fase, padrões atuais para Confecção Industrial são mostrados e as ferramentas para a eficácia da produção são ensinadas, objetivando o trabalho em equipe e o desenvolvimento do Capital Humano. Este módulo tem o total de 120h, e será aplicado em duas turmas de 20 pessoas e 04h de trabalho dia - cada.

Fase 2: PUPI – Desenvolvimento de Métodos: A segunda fase consiste do treinamento em métodos e estudo dos postos de trabalho in loco. O consultor ensina e treina a equipe na fábrica utilizando-se da rotina normal da empresa. É nesta fase que há o crescimento na produção. Neste momento, trabalharemos 40h consultoria de produção.

Fase 3: PUPI – PPCP e Indicadores e desempenho financeiro: Este é o momento em que um consultor especializado em Planejamento, Programação e Controle da Produção - PPCP - e Custo Industrial, executa os treinamentos com a equipe gerencial, norteando para os indicadores de desempenho financeiro e de processo no desenvolvimento da PUPI, através de planilhas para controle de Custo, Demonstrativo do resultado do Exercício da produção, a DREP, eficiência, redução dos desperdícios dos materiais em processo e criação de novos documentos e aperfeiçoamento dos existentes.

DREP é um trabalho exclusivo da PUPI, onde o corpo gerencial e sua equipe, com os indicadores apresentados, iniciarão uma série de ações para tomada de decisão, visando um caminho focado, onde custo e o trabalho intelectual estarão caminhando juntos, a partir do modelo de produção desenvolvido. Este trabalho também terá a carga horária de 40h consultoria.

Ao total, este trabalho somará 200h consultoria in company com as costureiras da COOPERMODA que acontecerão em todo este mês de Outubro e na primeira semana de Novembro.

Abertura da PUPI - 01.10.12


Turma de costureiras se preparando para iniciarem uma "linha de produção"


RESULTADOS: Com os trabalhos da PUPI muito será transformado no grupo de costureiras da Coopermoda e atendidas pelo Projeto Tecendo a Moda em Flor. Além de todas as mudanças em nível comportamental, gerado pelo aprendizado do trabalho em equipe, podemos considerar que:

- O layout será modificado, visando obter menos deslocamentos internos, postos de trabalho estudados ergonomicamente, equipes interagindo e desenvolvendo métodos inteligentes de costura, programa S.O.L e treinamento cruzado. (Em todas as ações haverá a participação dos colaboradores da produção).
- A ergonomia como qualidade tanto para os benefícios do bem-estar quanto aos ganhos de produção e de produtividade.
- A observação adequada das posturas de acordo com os postos, e adequação dos pés ao acelerador da máquina (difícil de conscientizar), além de outras necessidades que serão corrigidas através de filmagens, realizadas pelas próprias colaboradoras e elas, serão as multiplicadoras, em progressão geométrica.
- Avaliação do porque dos tempos improdutivos, o quanto custa o retrabalho, qual o custo minuto trabalho, como produzir mais se cansando menos, qual olead time;
- Aplicação do lean thinking e lean manufacturing, contribuindo assim para a soma dos resultados positivos através do desenvolvimento do capital humano, para uma empresa moderna que precisa ser ágil em um mercado cada vez mais feroz. 

Entre outras ações voltadas à melhoria da produção dentro da empresa.


SENAI CETIQT: Localizada na cidade do Rio de Janeiro, o Senai Cetiqt é um dos mais importantes centros de formação profissional, prestação de serviços e consultorias para a cadeia produtiva têxtil no Brasil e no mundo. É a única escola têxtil do país a possuir uma fábrica têxtil completa, além de planta-piloto de confecção, rede integrada de laboratórios, institutos especializados em cor, design e prospecção tecnológica e mercadológica, e o mais completo acervo bibliográfico têxtil, de confecção, moda e mercado. A equipe que aplicará esta metodologia, consta de três técnicos da instituição especialista no setor.


PROJETO TECENDO A MODA EM FLOR

Dinâmica de Grupo
Vale lembrar que esta ação é apresentada gratuitamente às cooperadas inseridas na COOPERMODA e atendidas por meio do Projeto Tecendo a Moda em Flor, que é desenvolvido pelo SEBRAE-GO em parceria com o SEBRAE NACIONAL e ICC - Instituto Camargo Correa.

Durante todo o trabalho desenvolvido, as atendidas recebem o acompanhamento permanente da equipe executora do projeto - Adriana Felipe (Gestora do Projeto) e Leandro Pires (Consultor apoiador do Projeto) que em escalas manhã/tarde acompanharão todo o grupo e aplicação dos serviços.


"Não adianta dar o melhor treinamento para as pessoas, se elas não estão preparadas para trabalharem em equipe".

Luís Cláudio Leão - Técnico Senai Cetiqt

Para consulta:

Site SENAI CETIQT: www.cetiqt.senai.br
Blog COOPERMODA: www.modaeflor.blogspot.com
Matéria publicada sobre a PUPI

Matéria redigida e publicada em 03.10.12, às 09h23, por Leandro Pires