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quarta-feira, 6 de abril de 2011

Catalão na moda

Quem pensa que no interior do Estado de Goiás não existe um trabalho sério voltado ao setor de confecção e moda, está muitíssimo enganado. Catalão-GO está bombando no setor e a promessa é crescer cada vez mais. Não acredita? Vou te convencer contando o que está acontecendo por lá.

Pra quem não sabe, a cidade além de estar entre as três cidades do Estado de Goiás com maior  Índice de Desenvolvimento Humano - IDH esta também é reconhecida como grande pólo de confecção - mais lembrado como um pólo de moda íntima. Com o apoio do SEBRAE-GO em parceria com o ICC – Instituto Camargo Correa, por meio do Projeto Tempo de Empreender Goiás os empresários locais começam a ver com outros olhos a realidade corporativa, o mercado consumidor e o mundo da indústria de confecção e moda. Desde 2009 ações diversas são apresentadas a estes, visando informação, capacitação e qualificação com o objetivo do aumento de lucratividade, geração de emprego e aperfeiçoamento do espírito empreendedor na região.


Mas como tudo isso começou?

O Projeto Tempo de Empreender Goiás é um projeto desenvolvido pelo SEBRAE-GO  juntamente com ICC – Instituto Camargo Correa que atende empresários de confecções locais e ainda futuros empreendedores do setor por meio de ações diversas como cursos de qualificação  em gestão, costura, corte, modelagem e acabamento,  consultorias individuais e coletivas, missões técnicas, treinamentos e palestras voltadas ao marketing, design, criação e comercialização.

Atualmente o Projeto atende média de 50 empresários e empreendedores que se dividem entre confecções, costureiras, facções e ainda a participação sazonal de futuros empreendedores do setor. Catalão-GO possui hoje grandes empresas que chegam até mesmo a produzir 40.000 peças mensais de lingerie. Estas comercializam seus produtos em Goiás e ainda em vários outros estados brasileiros. 

O Projeto

Desde sua implantação, o Projeto Tempo de Empreender Goiás contribuiu de maneira expresiva para o setor de confecção e moda local e promete somar mais ainda como declara o Gestor do Projeto Victor Antônio: "nosso papel é contribuir com o empresário visando o aumento da lucratividade, e ainda promover o empreendedorismo local por meio da informação e qualificação de profissionais como costureiras, cortadeiras, modelistas e facções em geral, sem nos esquecermos de estender esta mesma qualificação às coolaboradoras internas das confecções".

SCNM de Catalão
Até o momento já foram oferecidos aos participantes do Projeto, com abrangência à comunidade local (algumas ações) mais de 10 turmas de cursos de costura industrial, enfesto e corte, modelagem e acabamento, atendimento ao cliente, vitrinismo e visual merchandising, planejamento de custo e formação de preço de venda, controles financeiros, entre outros. Consultorias individuais e coletivas também aconteceram neste período, missões técnicas para visitação a grandes ferias de tendência e maquinário como SALÃO DE MODA BRASIL na cidade de São Paulo e FEBRATEX em Blumenau-SC, e até mesmo a participação de algumas empresas no evento Só para Mulheres na cidade de Goiânia-GO quando puderam comercializar seus produtos. Em dezembro de 2010 foi lançada a primeira edição da Semana de Capacitação em Negócios de Moda de Catalão onde foi convidada para abertura do evento e palestra magna a estilista Thaís Gusmão - referência em moda íntima no país. Não podemos deixar de comentar sobre as palestras sobre a Lei da Etiquetagem em parceria com a ABIT - Associação Brasileira das Indústrias Têxteis e INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, onde também esteve presente o representante do  SENAI local Sr. Antônio Ilídio

O evento foi um arraso e movimentou toda a cidade. Este aconteceu nas dependências da ACIC CDL - Associação Comercial e Industrial de Catalão (um dos parceiros do Projeto) e todos os dias a casa esteve lotada.

Resultados


Com tanta atividade, fica difícil pontuar quais os melhores resultados. Mas dentre vários  obtidos, dois em especial tem sido lembrado: a visita dos técnicos do SENAI CETIQT  às empresas  do projeto para a proposição da destinação dos resíduos promovidos por estas, de maneira a amenizar o impacto ambiental, e ainda a criação e lançamento oficial da Associação Moda & Flor, ou seja, uma associação de costureiras e profissionais de confecção da cidade de Catalão-GO.

A tempos as profissionais ansiavam pela formatação desta associação e para tanto o Projeto Tempo de Empreender Goiás disponibilizou consultor do SEBRAE-GO especializado em Associações e Cooperativas para promover todo o acompanhamento na formatação e criação desta. Atualmente participam da associação mais de 30 profissionais que passeiam na costura e facção em tecido plano, malha e lingerie e é perceptível que o mercado de confecção catalano se fortalece ao criar esta associação que torna-se parceira da já existente UNICON - União das Indústrias de Confecção de Catalão e Sudeste Goiano,  e que juntas lutarão por idéias e ações que favoreçam aos empresários de confecção e todos os participantes da cadeia produtiva da moda. 
2011

O Gestor Victor Antônio declara que neste ano de 2011 ações especificamente voltadas à qualificação e preparação para o mercado serão desenvolvidas na promoção da capacitação dos profissionais inseridos no segmento. Ações diversas já vem acontecendo desde a virada do ano, e o movimento não pára. Nos próximos meses já etão agendados Palestra e Consultoria na Gestão da Produção às empresas do Projeto, também ações sobre a importância do Marketing e o uso de suas ferramentas e ainda ações de acesso a mercados.    

E aí, agora você acredita que o interior do Estado de Goiás está bombando na moda? Se quiser saber mais ou até mesmo agendar uma visitinha na cidade, vai aí alguns contatos que serão importantes:


Sebrae-GO - Regional Sul Sudeste (Catalão-GO)
Gerente da Regional: Sr. Amarildo Vieira
Gestor do Projeto: Sr. Victor Antônio
(64) 3441.2512

UNICON - União das Indústrias de Confecção de Catalão
Presidente: Sr. Márcio Donizete
(64) 3442.7970 / 9957.1232

Associação Moda & Flor - Associação de Costureiras de Catalão
Presidente: Lourdes Silvéria
(64) 3411.7594 / 8127.9403




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Postado em 06.04.11, às 22h36, por Leandro Pires
Franquias goianas em todo vapor


Gente, já conversamos sobre franquias aqui no blog algumas vezes. E é como digo à vocês: temos que falar sobre tudo que está na moda, ou seja, na moda do mercado, do consumo, do comportamento. E a muito tempo que o mercado de franquias no Brasil está bombando. Antigamente parecia algo muito distante, irreal e muito caro aquirirmos uma franquia e ainda os direcionamentos eram muito poucos. Conhecíamos franquias de escolas de inglês e alimentação basicamente não era? 

Pois então saiamos da prisão e vivamos a libertação, já que agora o que não nos falta são opções de franquias para empreendermos. Franquias em vestuário, calçados, alimentação, lavanderias, comunicação, imobiliárias, móveis, livrarias, perfumarias, serviços automotivos... ufa! Escolha a sua e se joga. Se você tem interesse pelo setor, o negócio é ficar por dentro do que tá rolando no mercado, observar os segmentos, prós e contras e aos poucos colocar seu espírito empreendedor pra funcionar.

E é isto que alguns empreendedores goianos tem feito. Goiás está crescendo (isto é um fato) e não poderia ficar pra trás no segmento de franquias. Pra quem não sabe, a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (Editora Abril) de Março 2011, teve em sua matéria de capa o seguinte tema: "50 Novas Franquias em todas as regiões do Brasil". E lá estávamos nós  (GOIÁS) bombando na fita. De quatro referências de franquias apresentadas do Centro-Oeste três são de Goiás, acredita? Então... vou contar pra vocês quais são elas: CIDADE 360º, WORLD CANDY e PEZINHO E CIA. (Preste atenção que a última franquia está voltada para a moda infantil). Vamos ao resumo de cada uma delas?


CIDADE 360º - Comunicação Visual
Trata-se de uma franquia virtual onde o franqueado adquire um site com o nome de sua cidade e vende serviços parecidos como de um guia - porém ilustrado. Serviços diversos como mapeamentos de bairros e ruas da cidade, por segmento de atividades comerciais e exibição da cidade em fotos 360º. É um projeto similar ao Google Street View. A empresa foi fundada em 2002 e possui o faturamento anual de R$ 500.000,00. Para franquiar-se o investimento inicial é de R$ 30.000,00 e o capital de giro R$ 10.000,00. Taxa de franquia variando entre R$ 30.000,00 e R$ 100.000,00, royalties de 15% e taxa de publicidade de 5% com o faturamento médio de R$ 20.000,00 e prazo de retorno do investimento estimado em 12 a 15 meses.
Gostou? Você pode saber mais sobre este negócio mandando um e-mail para denilson@cidade360.com.br ou acessando a página da empresa na internet clicando AQUI.


WORLD CANDY - Venda de Doces e Guloseimas
Trata-se de uma empresa no setor de doces, chocolates e guloseimas diversas. Foi fundada em 2007 e possui em seu mix de produtos artigos importados e novidades do mercado como bala líquida em spray e chocolate que explode ao ser mastigado. É uma rede goianiense que já tem planos de abrir três unidades na região Centro-Oeste e ainda um projeto especial para a instalação de lojas em parques temáticos. Seu faturamento anual é de R$ 600.000,00 e o investimento inicial para franquiar-se é de R$ 40.000,00 sendo o capital de giro necessário o valor de R$ 10.000,00. Taxa de franquia R$ 20.000,00 e não cobram a taxa de publicidade. O faturamento médio estimado é de R$ 25.000,00 com previsão de retorno do investimento em 18 meses. Mais informações? celsonogueira@uol.com.br

PEZINHO E CIA - Loja de Calçados e Acessórios Infantis
Trata-se de uma franquia voltada à comercialização de calçados e acessórios infantis, ou seja, moda infantil que  já sabemos  está em crescimento contínuo. Você já parou pra pensar quanto você gasta com seu filho(a) durante o ano somente com roupas, calçados e acessórios? Se você não tem filho, perceba e consulte seus amigos. Pois é... a rede goiana está no mercado de moda desde 1979 quando atuavam no varejo de roupas e tecidos. Se especializaram então na venda de calçados infantis dos tamanhos de 14 a 37, e trabalha com mais de 25 marcas de calçados e acessórios. Planeja abrir três novas unidades por ano, preferencialmente na região Centro-Oeste e possui o faturamento anual de R$ 3,6 milhões com investimento inicial de R$ 350.000,00. O capital de giro necessário é de R$ 100.000,00 e a taxa de franquia de R$ 50.000,00. Os royalties de 13% sobre as compras e a taxa de publicidade de 2% sobre as compras, com faturamento médio mensal de R$ 100.000,00. Qual o prazo de retorno do investimento? Estima-se em 30 meses, e para mais informações é só escrever para alessandra@pezinhoecia.com.br ou ainda clicar AQUI e acessar a página oficial da empresa.


O SEBRAE e o setor de franquias

O Sebrae oferece atendimento individual ou coletivo para pessoas interessadas em empreenderem no setor de franquias ou ainda em transformar suas empresas em franquias. Em Goiânia este atendimento poderá ser buscado junto ao SEBRAE-GO na pessoa de Paulo Renato que é o gestor do Programa. 

São apresentadas ações diversas para o interessado, que  vão  da consultoria individual, à cursos e palestras e ainda informações e suporte em como escolher a melhor franquia. Também aqueles interessados poderão contratar os serviços da instituição visando a transformação de sua empresa em franquia, sendo atendido por consultores especialistas no setor a um preço que ninguém compete no mercado. Em 2009 e 2010 foram desenvolvidas missões técnicas às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro com grupo de empresários e empreendedores do setor para visita e participação da ABF FRANCHINSING, uma feira organizada pela ABF - Associação Brasileira de Franchinsing que acontece anualmente com apresentações de oportunidades de franquias, palestras e workshops, sendo a de São Paulo considerada no segmento a maior  feira da América Latina (Detalhe: uma candidata a empreender no setor de franquias, foi a Feira, conheceu e investiu na franquia da Subway e já está em sua segunda loja - eu a conheço e sei de toda a história). Gostou da informação né? Eu sei... olhe ao redor e veja a quantidade de serviços e produtos que utilizamos por meio de franquias. Pare, pense e observe o mercado. Quem sabe seu negócio não está por aí? 

Missão Técnica Sebrae-GO - ABF Franchinsing - Junho 2009


Se quiser saber mais sobre a ABF é só clicar AQUI e se quiser ficar por dentro dos serviços que o SEBRAE-GO oferece aos interessados, ligue para (62) 3250.2303 ou escreva para renato@sebraego.com.br. O que não pode é ficar parado.




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Fontes:
Programa Sebrae de Franquias
Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Março 2011, nº 266, Págs. 75 a 88
Postado em 06.04.11, às 13h30h, por Leandro Pires

Este ano, o calendário proposto para a feira é São Paulo será
Caderno de Inspirações
Perfil Moda Verão 12


Quem está à espera de informações de tendências, comportamento, design e novidades para o setor, este é o momento de ficar por dentro de muita coisa bacana. O Senai Ítalo Bologna realiza no próximo dia 12 o Lançamento do Caderno de Inspirações Perfil Moda Verão 12. A publicação é o resultado de um trabalho desenvolvido por pesquisadores do SENAI de 15 estados brasileiros (inclusive SENAI GOIÁS) na busca de atualidades comportamentais, e visa dar suporte ao profissional de moda no processo criativo e desenvolvimento de produtos e serviços para sua empresa. 

O material não somente apresenta sugestões e tendências em moda, mas também referências de gastronomia, arte, música, mobiliário e design que juntos traçam um perfil de consumo logicamente voltado ao público alvo de interesse a ser alcançado. Vale a pena prestigiar o evento e já obter informações fresquinhas para a elaboração de seus produtos futuros.  A palestra será apresentada pelas designers Denise Bernardes e Marlúcia Santos que integram o Núcelo de Design do Senai Ítalo Bologna.



O Núcleo de Design

O Núcleo de Inovação e Design de Moda e Calçados do Senai Ítalo Bologna,  foi criado em 2003 numa parceria entre SENAI/FUNTEC/SEBRAE e ACAA - Associação Cultural e Artística de Anápolis. Atualmente ele está integrado ao SENAI e REDE GOIANA DE DESIGN, e trabalha com a pesquisa de comportamento e moda, estando sempre de portas abertas às empresas e futuros empreendedores, bem como profissionais do setor goiano, que necessitem ou se interessem por atendimentos voltados ao segmento. Este busca promover a melhoria dos produtos, agregando valor por meio do design e da moda, para que os mesmos atinjam condições de competitividade nos mercados nacional e internacional, tornando possível enfrentar os desafios da globalização e consolidando a permanência no mercado.  

O Núcleo disponibiliza à comunidade alguns serviços como: pesquisa de moda e comportamento de consumo, pesquisa de materiais e fornecedores, desenvolvimento de produtos, análise e identificação do perfil do consumidor, acompanhamento de protótipos, assessoria e consultoria do processo produtivo, assessoria e consultoria na identidade visual do produto, desenvolvimento de modelagem, graduação e plotagem da matriz, consultoria e treinamento de moda, oficinas de design, workshops de design e organização e execução de eventos técnicos. Bacana né? Quem se interessar, poderá ainda fazer cursos como: desenho de moda, pesquisa de moda, modelagem de roupas, modelagem de calçados, modelagem CAD no sistema AUDACES, corte, preparação e montagem de calçados e gerência de produção. Ou seja, você não tem desculpas para não se qualificar né?

Atualmente o ND do Senai Ítalo Bologna está composto por três profissionais segmentados, sendo: Denise Bernardes para o setor de calçados, Gregory para o setor de mobiliário e por fim Marlúcia Santos que atua no segmento de confecções.



Inscrições para o evento

Se você tem interesse em participar do evento, é importante que já proceda com sua inscrição antecipadamente garantindo assim sua vaga e material. (VAGAS LIMITADAS) Isso mesmo... após a palestra você receberá um material super bacana que compõe Caderno de Inspirações Perfil Moda Verão 2012, CD e bolsa.

As inscrições estão abertas desde 28 de Março e seguem até o dia 12 de Abril, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas, na Fatec SENAI Ítalo Bologna, com o valor de R$ 30,00 por participante. Veja a programação abaixo. Você vai no SENAI, paga sua inscrição na tesouraria e leva o comprovante no dia do evento para então ter acesso à palestra e ganhar de brinde o material. Detalhe: se alguém não puder ir ao SENAI, mande seu amigo, pai, mãe, motoboy... para fazer sua inscrição. Não necessariamente tem que ser o participante ok? Se de tudo não conseguiu fazer a tempo, vai no dia do evento, chega um pouquinho mais cedo e faz a sua inscrição na hora. O que não pode é perder esta oportunidade de ficar informado.



Programação do Evento

19h Abertura
19h15 Palestra Macotendências e Tendências Verão 2012



Informações

(62) 3226.4509
marlucia.senai@sistemafieg.org.br
denise.senai@sistemafieg.org.br


CONVITE DO EVENTO


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*Informações de responsabilidade dos organizadores do evento,
sujeito a alterações
Postado em 06.04.11, às 12h30 por Leandro Pires